Para minimizarmos os impactos antrópicos ao clima de nosso planeta, é necessário avançarmos rapidamente em questões como, por exemplo, a transição dos combustíveis fósseis para energias renováveis.
O uso deste tipo de energia é muito importante para a economia, já que a utilização de recursos naturais reaproveitáveis tendem a diminuir o custo de produção a longo prazo, além de manter as reservas naturais, tornando o negócio mais rentável e favorecendo a preservação do meio ambiente.
Além de ser importante no cenário econômico, as energias renováveis oferecem a possibilidade de gerar um desenvolvimento sustentável, a equidade social e a proteção ambiental. Outro fator favorável à utilização desta energia, é sua capacidade de mitigar os impactos provocadas pela utilização de energias de fontes tradicionais, como:
- Redução da emissão de gases poluentes na atmosfera;
- Controle do efeito estufa;
- Preservação dos recursos naturais.
Apesar de ser muito importante, o uso deste tipo de energia ainda não se encontra amplamente difundido, parte devido às limitações das tecnologias desenvolvidas e parte pela falta de políticas públicas adequadas para fomentar sua implantação, principalmente em países em desenvolvimento, o que encarece seu custo de produção.
A postergação da sua utilização em larga escala, contribui para agravar os impactos negativos em nosso meio ambiente. O fator governamental é indispensável para que o uso da energia renovável seja mais intenso, protegendo o nosso meio ambiente.