5 Vantagens de realizar a topografia com drone

vantagens-topografia-com-drone
Como a topografia com drone pode ajudar a sua empresa

5 vantagens de realizar a topografia com drone

Como a topografia com drone pode ajudar a sua empresa

Considerada uma grande revolução na área, a topografia com drone é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais precisos, por meio de levantamentos bem detalhados.

O levantamento topográfico planialtimétrico com a ajuda de Drones permitiu que as áreas e feições levantadas fossem confrontadas com imagens reais do terreno em alta definição. Por isso, preparamos esta lista com 5 vantagens de se realizar o levantamento topográfico com drone. Veja só!

Topografia com drone e a evolução tecnológica​

A topografia é uma atividade que vem se reinventando e se atualizando ao longo do tempo. A precisão do levantamento é limitada pelo instrumento que se utiliza.

No início, a topografia era realizada de maneira bastante artesanal, definindo-se limites de terrenos com base em feições naturais e estimando-se o tamanho dessas áreas. 

Com a evolução dos equipamentos, esses levantamentos topográficos passaram a ser realizados com maior precisão das medidas tomadas. Contudo, ainda se utilizavam de coordenadas locais, ou seja, se determinava um ponto que representava as coordenadas 0 nas abscissas, 0 nas ordenadas e 0 no eixo de altimetria e partir dali somava-se os deslocamentos em X, Y e Z para se obter o próximo ponto de amarração.

A partir da utilização dos satélites, foi possível se determinar um ponto comum, que representa o ponto de origem das coordenadas X,Y e Z e a partir desse, através de triangulações com os equipamentos de GPS,  eram medidos os deslocamentos e determinado as coordenadas do ponto de interesse.

Ainda, com a utilização desses sistemas foi possível obter fotos aéreas com as coordenadas medidas a partir desses pontos comuns (georreferenciadas), o que permitiu a sobreposição de levantamentos de feições de interesse com essas imagens. E foi aí que os Drones permitiram uma revolução sem precedentes nessa área de atuação.

Por que fazer topografia com drone

1. Redução no tempo de levantamento em campo

O levantamento topográfico é realizado com a coleta de poucos pontos de controle, com a ajuda de receptores de GPS Geodésico, com precisão centimétrica, que corrigem a posição da imagem gerada e os erros de altimetria. O drone, além de gerar uma nuvem densa de pontos georreferenciados, também realiza o levantamento altimétrico com estereoscopia da imagem.

2. Fácil identificação de feições em locais de difícil acesso por terra

Imagens de Drone podem ter pixels de 20 cm por 20 cm, o que permite identificar mesmo feições pequenas em regiões de difícil acesso.

3. Melhor custo benefício

A topografia com drone representa melhor custo benefício em relação ao levantamento topográfico tradicional, por reduzir o tempo em campo, e em relação a outros métodos de levantamento com geração de imagens aéreas, como os que utilizam de aviões e outras aeronaves.

4. Melhor representação dos mapas elaborados

A sobreposição do levantamento topográfico com drone garante imagens de alta resolução, que permite uma melhor interpretação e entendimento do mapa pelo usuário.

5. Acompanhamento da mudança do uso do solo em menor escala de tempo

Com a topografia com drone concluída, pode-se realizar voos sobre a área para acompanhar as mudanças no uso do solo, como o avanço de cavas de mineração ou nas obras de implantação de um loteamento, por exemplo.

Como processar topografia com drone

Como é possível perceber, a topografia com drone traz inúmeras vantagens a nós, profissionais da área, e aos nossos clientes. Por isso, nós elaboramos um curso completo de geoprocessamento com ArcGIS, em que utilizamos levantamentos e imagens de drone para a geração de mapas e levantamento de feições para análises ambientais.

Faça já sua inscrição! Clique aqui para saber mais. Para mais informações sobre nossos serviços ou sobre o curso, entre em contato com a gente!