Você Sabia? Banco de boas práticas – beneficiamento de pedras São Thomé

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
Você Sabia? Banco de boas práticas - beneficiamento de pedras São Thomé 1

Você Sabia?

A implementação de boas práticas ambientais não se aplica apenas a grandes empresas! No Você Sabia de hoje abordamos o exemplo de transformação de um resíduo do processo de beneficiamento de pedra São Tomé em uma matéria prima incorporada na fabricação de rejuntes e argamassas. A boa prática aqui descrita foi desenvolvida pela Revest Comercial Quartizite LTDA, empresa de pequeno porte localizada no município de São Thomé das Letras (MG), e pode ser empregada em empreendimentos semelhantes.

O processo se inicia, no empreendimento, com o recebimento das pedras brutas (denominadas “lajão”), extraídas da frente de lavra. Durante o beneficiamento, o “lajão” é cortado e esquadrejado, seguindo para a etapa de acabamento das laterais (conhecido como “boleamento”). Ambas as etapas são realizadas por maquinários específicos, como serras e lixadeiras.

Uma característica marcante do processo é a geração de particulados finos nestes equipamentos. Assim, para minimizar os impactos destes particulados tanto para os funcionários do empreendimento quanto para o ambiente e população vizinha, é imprescindível a injeção de água nas serras. Após a utilização da água nos maquinários gera-se um efluente com elevada quantidade de sólidos sedimentáveis, que por sua vez é tratado em um conjunto de tanques em série. Ao final do tratamento, a água é recirculada no processo, seja nas próprias máquinas ou para aspersão do pátio. Já os sólidos retidos nos tanques são removidos e aproveitados para composição de argamassas e rejuntes.

Essa alteração no processo permitiu uma considerável redução no consumo de água captada de fonte externa (de 10.000 L para 1.000 L por mês). A redução da captação promoveu, ainda, redução no consumo de energia elétrica e manutenção no sistema de bombeamento. Além desta economia gerada, a empresa passou a comercializar um novo produto proveniente do material particulado decantado nos tanques, gerando uma nova fonte de receita. Ficou interessado no sistema? Conheça mais no link de Boas Práticas, da FIEMG, e entre em contato com nossa equipe. Projetamos a solução ideal para o seu negócio!