O engenheiro ambiental tem papel crucial na transição da sociedade em

Por isso enumeramos alguns pontos que vivenciamos no dia-a-dia que mostram como está sendo essa modificação.

Uso de pilhas e baterias recarregáveis – Uma pilha/bateria recarregável chega a durar o equivalente a mil descartáveis. Isso significa menos produtos químicos e matérias-primas que seriam utilizadas na produção, muito menos resíduos descartados de forma inadequada, além de economia para o consumidor. Há alguns anos o uso de pilhas e baterias recarregáveis era algo acessível apenas para classes mais altas. Hoje temos possibilidades mais fáceis de encontrar esse tipo de produto.

Eletrodomésticos econômicos – Atualmente o consumidor se atenta a comprar eletrodomésticos mais eficientes e que economize muita energia em longo prazo. Os produtos nacionais ou estrangeiros com melhor desempenho energético em sua categoria são etiquetados com o selo PROCEL (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbeSelo.asp).

Menor consumo de carne – As tendências vegetariana e vegana chegaram para ficar! Hoje em dia até quem come carne busca diminuir o consumo. Foi criado nos Estados Unidos o movimento “segunda sem carne”, que visa incentivar pessoas a deixarem de consumir carnes pelo menos uma vez na semana.

Você deve estar se perguntando, qual a relação entre o consumo de carne com a sustentabilidade. O setor da agropecuária é um dos principais responsáveis pelo desmatamento de florestas, pois necessita de uma grande área de pastagem para a criação de gado. Além disso, consome-se muita água e energia durante todo o processo.

A graduação em Engenharia Ambiental é multidisciplinar, abrangendo as áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, o que permite ao Engenheiro Ambiental atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente. Por isso esse profissional é tão importante dentro das empresas e inserido em nossa sociedade!

Aqui na CIMO Ambiental podemos auxiliar a sua empresa de diversas formas. Fale com nossa equipe e saiba mais.