Muito se tem falado sobre a nos últimos dias. Assunto polêmico e que dariam horas de debate, mas nosso foco aqui é outro!

Você sabia que a Amazônia tem papel fundamental no ciclo da água e na formação de nuvens modificando o clima a nível global?

Mas onde entra a Amazônia neste ciclo? A evapotranspiração da floresta tem um grande impacto neste ciclo e também em todo o ecossistema do planeta.

Em 2014, o cientista Antonio Nobre, elaborou um relatório chamado “O Futuro Climático da Amazônia”. O relatório mostra como a floresta amazônica influencia a temperatura e o clima do planeta, e como sua evapotranspiração tem especial importância nessas mudanças globais.

De acordo com o relatório, boa parte da água que formam as nuvens vem da captação realizada pelas raízes das plantas. Essas raízes sugam a água do solo, que atravessa o caule até as folhas mais altas, onde acontece a fotossíntese e a transpiração das árvores. Uma árvore grande pode bombear do solo e transpirar mais de mil litros de água num único dia.

Segundo o artigo de António Nobre, “Assim, as árvores funcionam como estações elevatórias, alçando e lançando as águas nas altitudes da atmosfera, águas que mais adiante retornarão ao solo como chuva, transferindo parte da energia solar embutida no vapor a energia potencial da água que enche os reservatórios das hidrelétricas”. (fonte: http://portalamazonia.com)

Tendo em vista todas essas questões, é importante frisar que o Brasil está na área de incidência do quadrilátero (As regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil estão no que os cientistas chamam de quadrilátero afortunado, ao redor dos trópicos de Câncer e Capricórnio, onde grandes desertos como o Saara e o deserto da Austrália estão situados.) as chuvas da Amazônia acabam transformando o que seriam áreas áridas em áreas férteis e verdes. Por esse e outros motivos é que o Brasil e a América do Sul sofrem um impacto gigantesco e positivo pela água produzida pela evapotranspiração da floresta amazônica.

Leia também: A influência da Amazônia no ciclo hidrológico do sudeste. (https://cimoambiental.com.br/voce-sabia-influencia-da-amazonia-no-ciclo-hidrologico-do-sudeste/)