Basicamente, o poço artesiano é feito com o intuito de captar as águas dos lençóis freáticos de determinada região. Essa água tem origem de infiltrações de   no solo até a camada impermeável de rocha, gerando um reservatório natural em médias profundidades. Em geral, é uma água com melhor qualidade física, química e biológica, protegida da contaminação humana, sendo necessário tratamento simplificado para o consumo na maioria dos casos.

O primeiro poço artesiano foi criado na cidade da França: Artesia. Daí o nome “artesiano”. Na verdade, existem dois tipos de poços com características bem parecidas. Os poços artesianos e os semi artesianos. Veja a diferença:

Artesianos – Denomina o fenômeno que faz com que a água do poço esguiche do solo naturalmente, ou seja, sua própria pressão é suficiente para levá-la até a superfície, mantendo o equilíbrio do lençol subterrâneo.

Semi Artesianos – Aqui o poço é profundo, porém a água não é capaz de jorrar de forma independente, precisando de um bombeamento para que se obtenha determinado volume de água. Ambos são conhecidos na engenharia como: Poço tubular profundo.

 

A CONSTRUÇÃO DO POÇO

 

Para realizar a perfuração do solo é preciso contratar profissionais certificados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e de autorização expressa do órgão ambiental competente, para que estes possam supervisionar e aplicar as técnicas adequadas de perfuração. Após perfurar, pode ser preciso revestir as paredes internas do local perfurado, para isolar a obra da camada superficial e evitar o desmoronamento e possíveis contaminações.

 

As próximas etapas são: desenvolvimento do poço feito pelo compressor ou pela bomba submersa e depois a cimentação e a laje de proteção sanitária para que o isolamento não tenha falhas. É feito também o teste de verificação de vazão, quando será coletada uma amostra da água para análise e medição do nível estático e dinâmico da água, para  subsidiar a obtenção da Outorga de Captação. Por fim são aplicados ainda os filtros e pré-filtros.

 

Em resumo a estrutura do poço é um espaço para abrigar o equipamento de bombeamento e o condutor vertical, que levará a água do lençol até a Estação de Tratamento de Água.

 

VANTAGENS EM TER UM POÇO ARTESIANO

 

Diversos são os benefícios deste método de obtenção de água. Entre eles, listamos os 03 que mais são favoráveis ao meio ambiente:

 

  1. Diminuição da demanda hídrica superficial;
  2. Não tem necessidade de acumular água para captação, alterando o regime hídrico do corpo d’água.
  3. Menor requisito de material para condução da água ao local de consumo.

 

Fonte: https://blog.paraisodasbombas.com.br

 

Como construir poços artesianos? 1