Separamos algumas alternativas que engenheiros e arquitetos engajados em assuntos ambientais têm apresentado em seus

Na última segunda publicamos em nossas redes sociais algumas construções sustentáveis em alguns lugares do mundo! Veja em nosso instagram as fotos. (link instagram)

Caso você não tenha tempo, agora, de ir até lá, colocamos aqui abaixo quais foram:

  1. Casa ecológica no México;
  2. Casa ecológica na Inglaterra;
  3. Edifício de barro de Weilburg – Na Alemanha, na cidade de Weilburg, está o prédio mais alto da Europa construído de terra crua (taipa-de-pilão). Com 6 andares, o prédio já resistiu a um incêndio e tem quase 200 anos.
  4. Casa sustentável do norte-americano Brian Liloia – A construção levou 9 meses e custou 8 mil reais. Em sua composição, foram utilizados barro, madeira, pedras, areia e fibra. Utilizando a técnica da construção com COB, Brian conseguiu construir uma casa simples, mas confortável e sustentável.
  5. Resort Kiaroa na Bahia;

Mas assim que puder, visite nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações diárias!

As obras ecológicas têm movimentado o mercado e conscientizado o setor da construção civil sobre o uso de recursos naturais. Separamos algumas alternativas que engenheiros e arquitetos engajados em assuntos ambientais têm apresentado em seus projetos e obras.

TELHAS ECOLÓGICAS

A telha ecológica é produzida a partir de uma “pasta” composta por fibras vegetais (papelão) e betume asfáltico. Cada telha exige 1,5 quilos de papelão, o que significa reutilizar um dos tipos de materiais que o projeto mais coleta. Além de ser ótimo isolante térmico, a telha é também excelente redutor sonoro, extremamente leve e flexível, e chega a fazer cobertura em arco parabólico. Suas dimensões geralmente são 1,60m de comprimento por 0,60m de largura, com 3mm de espessura. O peso aproximado de cada telha é de 3Kg e tem coloração variada.

VENTILAÇÃO NATURAL

Para que um espaço seja arejado e não precise de ar condicionado e ventiladores, é interessante que o arquiteto da obra pesquise sobre as condições climáticas do ambiente. Além de realizar aberturas na direção predominante do vento , outra alternativa de controlar a temperatura é fazer abertura na parte superior das paredes. Adicionar plantas ao ambiente também é uma forma interessante de controlar o calor no interior das construções.

ILUMINAÇÃO NATURAL

O tamanho da janela e a orientação da casa tem impacto direto nessa estratégia.

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Para quem pretende construir de forma sustentável é importante prestar atenção aos resíduos. O destino correto deste material é muito importante. Aliás, o cuidado vai desde a estocagem até o reaproveitamento de todos os materiais.

Construção sustentável, como esse conceito muda o setor 1