Consultoria ambiental: entenda o que é e como funciona.

As questões ambientais são cada vez mais relevantes, seja devido aos aspectos legais, às pressões de consumidores mais conscientes ou ao acesso a incentivos e diferenciais econômicos.

Nesse cenário, o termo consultoria ambiental tem sido muito difundido. Mas afinal, você sabe o que é, para que serve e quem pode atuar na área de consultoria ambiental?

Consultoria ambiental

O que é Consultoria Ambiental?

A consultoria ambiental, em linhas gerais, compreende a avaliação de uma atividade ou processo do ponto de vista dos aspectos e impactos ambientais, bem como a proposição de adequações e melhorias a fim de evitar e/ou mitigar tais impactos.

Os serviços englobados na consultoria ambiental, bem como o grau de complexidade destes, variam de acordo com o tipo de atividade, processo produtivo, localização, além dos requisitos legais que disciplinam esta atividade.

CIMO o que fazer e como escolher
Consultoria ambiental - o que fazer e como escolher2

Qual a importância?

No caso de atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, os procedimentos definidos pelo órgão ambiental são obrigatórios, o que torna a consultoria uma forma atrativa para delegar a execução destas atividades e evitar embargos e multas.

Para aquelas atividades que não são reguladas pelas leis ambientais ou mesmo para os empreendimentos que estão com a regularização em dia, a consultoria ambiental é uma excelente forma de avaliação do processo produtivo e garantia de que as condicionantes estabelecidas estão sendo devidamente cumpridas.

Nessa avaliação, pode-se propor meios para a redução de consumo de matérias-primas e  energia, o uso mais eficiente da água (incluindo reúso) , aproveitamento de resíduos gerados (por meio do desenvolvimento de novos produtos a partir desses resíduos ou até comercialização dos mesmos), entre outros benefícios que contribuem para a melhoria da imagem da empresa, e sobretudo para a redução dos custos de produção.

A que ou a quem se aplica a consultoria ambiental?

A consultoria ambiental se aplica a diversas atividades e empreendimentos, nos segmentos rural, industrial e urbano, desde aqueles de pequeno porte – por exemplo, um pequeno produtor rural, até grandes indústrias – que mesmo que possuam corpo técnico dedicado à área ambiental podem precisar de consultores especializados para demandas específicas.

Quais profissionais atuam na consultoria ambiental?

Considerando as inúmeras formas de interação de determinada atividade ou empreendimento com o meio em que está inserido – como os aspectos físicos, químicos e biológicos associados às matrizes solo, água, atmosfera, além da interface social, a consultoria ambiental é marcada pelo seu caráter multidisciplinar.

Nesse contexto, é muito comum se deparar com engenheiros ambientais, civis, florestais, sanitaristas, biólogos, meteorologistas, hidrólogos, cientistas sociais, advogados, entre outros atuando como consultores ambientais.

O que faz um consultor ambiental

Quais aspectos relevantes para contratar um consultor ambiental?

Essa diversidade de profissionais envolvidos na consultoria ambiental reforça a complexidade e importância de se analisar não apenas os aspectos específicos de determinada área do conhecimento, mas se ter a visão global da atividade.

Diante desse desafio, pode-se dizer que o nível superior é, em tese, um requisito básico para estes profissionais – até porque em muitos casos podem ser necessários estudos e projetos acompanhados de anotação de responsabilidade técnica (ART) emitido por profissionais de nível superior.

Além disso, é de suma importância o consultor estar em constante desenvolvimento, o que torna o mestrado/doutorado/especializações caminhos para se aperfeiçoar e se diferenciar no mercado.

Evidentemente, não se pode deixar de mencionar o aspecto prático da consultoria ambiental. Não basta apresentar um vasto currículo acadêmico se o profissional não dominar os procedimentos burocráticos, não manter uma boa comunicação com as partes envolvidas nos processos (órgãos ambientais, clientes, sociedade, auditores etc.).

Assim, o profissional ou equipe que possua formação técnica avançada, aliada à experiência prática, certamente agregará valor ao serviço e confiabilidade na execução do projeto.

CIMO - Engenharia e Soluções Ambientais

A Cimo é uma empresa de engenharia e soluções ambientais que presta serviços de consultoria ambiental  Belo Horizonte, Juiz de Fora e região.

Desenvolvemos soluções personalizadas, economicamente viáveis e sustentáveis em diversos serviços, como licenciamento ambiental, tratamento de efluentes, reflorestamento e perícias ambientais.

Há 2 anos no mercado, somos referência em Minas Gerais, focando sempre em realizar serviços com eficiência e de formas inovadoras.

Faça seu Tratamento de Efluentes com especialistas. Entre em contato e converse com profissionais experientes e de confiança.

Entre em contato