Engenharia Ambiental e Sanitária nas

Como os profissionais de empresas de engenharia ambiental e sanitária podem melhorar o dia a dia do seu

Os engenheiros ambientais trabalham em prol do desenvolvimento sustentável. A premissa deste profissional é:alias o desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais, diminuindo os danos ambientais causados por nós mesmos. Integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente.

Para que a empresa seja responsável junto ao meio ambiente, o profissional da área implementa técnicas de prevenção do ar, da água e do solo. Além de construir e gerenciar a operação de sistemas de captação e distribuição de água, de coleta e tratamento de efluente e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

MAS POR QUE A MINHA EMPRESA PRECISA SER SUSTENTÁVEL?

O Santander (https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/por-que-sua-empresa-deve-ser-sustentavel.html), publicou em seu site recentemente 04 pontos importantes que vão abrir os olhos dos gestores para o ramo sustentável de cada empresa. Veja:

LUCRO

Iniciativas sustentáveis possuem impacto direto no desempenho da empresa, em sua produtividade – e, portanto, em seu lucro.

As despesas de uma organização com iniciativas sustentáveis tornam-se vantagens competitivas, pois estimulam o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, um melhor desempenho dos colaboradores; redução no impacto ambiental, o que leva à adequação de leis e diminuição do risco de multas para a companhia; além de diminuição ou do desperdício de água, recursos naturais, e energia – o que impacta diretamente o orçamento da empresa.

SOCIAL

A gestão empresarial sustentável tem um papel muito importante: a empresa serve de exemplo para seus funcionários, clientes, stakeholders e parceiros, que, a partir de iniciativas da organização, são motivados a mudarem seus hábitos, tornando-se mais conscientes em relação ao meio ambiente e à sociedade e disseminando a importância da sustentabilidade na vida da população.

FUTURO

Grandes companhias, no Brasil e no mundo, já se posicionaram como empresas sustentáveis, pois, no futuro, empresas que não mudarem seu posicionamento perante a sociedade e o meio ambiente, tendem a falir. Não é exagero: a sustentabilidade nas empresas será crucial para a preservação do planeta e o desenvolvimento social em todas as regiões – quem não se comprometer em fazer parte da mudança, ficará para trás.

Investidores, inclusive, já vêm preferindo aplicar em organizações que prezam pela sustentabilidade.

IMPACTO ECONÔMICO

Membros da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial revelaram, em 2016, que os modelos de negócios sustentáveis poderiam abrir oportunidades econômicas no valor de pelo menos US$ 12 trilhões e gerar até 380 milhões de empregos por ano até 2030. Definir metas para a economia mundial relacionados à sustentabilidade pode gerar uma mudança radical no crescimento e na produtividade.

Nós da CIMO AMBIENTAL entregamos diversos tipos de serviço para as empresas, confira e solicite uma proposta!