Inventário Florestal e Plano de Manejo

O que é o inventário florestal?

Um Inventário Florestal apresenta grande importância, enquanto ferramenta, no diagnóstico protetivo ou produtivo de florestas. Em suma, o inventário de flora obtém, através da coleta de dados em campo, informações sobre as características e aspectos qualitativos e quantitativos florestais existentes em uma determinada área de estudo.

O Inventário Florestal exerce função também no suporte à tomada de decisões, planejamento e manejo das atividades de exploração, pode-se, portanto, destacar atividades como plantios de enriquecimento, espécies a serem exploradas, ciclos de corte e tratamentos silviculturas a serem conduzidos.

Inventário Florestal

Preciso de um Estudo de Viabilidade Ambiental ou algo similar

Como é realizado um levantamento de flora

O inventário de flora, ou inventário florestal é um estudo da vegetação existente, com base em dados secundários (aqueles encontrados em livros e outros estudos da área que vão trazer informações acerca dos tipos vegetacionais em escala regional, por exemplo, que bioma aquela vegetação pertence) e, principalmente, em dados primários (levantados em campo) que vão trazer informações em escala local sobre o status de regeneração da área, estrutura e diversidade da comunidade.

O levantamento de flora em campo pode ser subdividido em dois tipos: qualitativo e quantitativo, ou até mesmo uma mistura dos dois. O levantamento florístico qualitativo está geralmente atrelado ao método de Avaliação Ecológica rápida, associado ao estudo de áreas grandes e/ou pouco conhecidas.

O levantamento de flora quantitativo é feito com base em amostragens e parâmetros numéricos estatísticos (densidade, frequência, dominância, área basal, volume) que vão trazer informações acerca da estrutura da comunidade.

São estudos primários associados geralmente à áreas aonde haverá algum tipo de supressão ou intervenção ambiental e podem variar de método de acordo com o tipo de vegetação, se serão encontrados fragmentos (metodologia de inventário por parcelas ou transectos) ou árvores isoladas (metodologia de censo florestal, ou seja, mediação de todas as árvores presentes no local).

Preciso de um Estudo de Viabilidade Ambiental ou algo similar

Quando deve ser realizado um inventário florestal

Inventários florestais são inerentes a grande maioria dos licenciamentos ambientais, Estudos de Viabilidade Ambiental e outros estudos de diagnósticos ambientais.

Ainda, de acordo com a Instrução Normativa 1, de 15 de janeiro de 2018, do IBAMA, a concessão tanto da autorização quanto da anuência da autorização, para supressão de vegetação requer a elaboração de Inventário Florestal.

Já de acordo com a resolução conjunta SEMAD/IEF nº 1905, de 12 de agosto de 2013, o processo de Intervenção Ambiental deve ser instruído por Inventário Florestal.

Além disso, grande parte dos processos de licenciamento ambiental requerem, em seus termos de referência, a necessidade de elaboração de um Inventário Florestal.

Em resumo, pode-se dizer que é necessário a elaboração de um inventário florestal quando, por algum motivo, é necessário o levantamento de algumas informações sobre a vegetação existente, tais como:

  • Intervenções ambientais
  • Monitoramento de flora
  • Levantamento de áreas para compensação ambiental
  • Levantamento de áreas para criação de Unidades de Conservação

Que tal ver outros projetos elaborados pela Cimo

CIMO - Engenharia e Soluções Ambientais

Os Engenheiros e Biólogos que trabalham na Cimo Ambiental são os profissionais capacitados para realizar inventários florestais.

Cabe a esses profissionais a geração dos produtos específicos de cada levantamento em seu Inventário Florestal, escolhendo as melhores técnicas de amostragem de acordo com a situação avaliada.

Faça seu Tratamento de Água e Efluentes com especialistas. Entre em contato e converse com profissionais experientes e de confiança.