Projeto de Estação de Tratamento de Água - ETA

O projeto de estação de tratamento de água é um dos serviços básicos que compõe o saneamento básico prestado pela Cimo.

Diante da demanda cada vez maior pelos recursos hídricos e da grande importância destes para a manutenção e desenvolvimento das atividades humanas, há uma necessidade de novas tecnologias e profissionais mais qualificados para atuar com o tratamento de água potável.

Uma estação de tratamento de água consiste em um conjunto de processos físicos e químicos para sua adequação ao consumo humano, industrial, e a qualquer outro fim desejado.

tratamento de água e efluentes

Como funciona um projeto de estação de tratamento de água

A realização de um projeto de estação de tratamento de água leva em consideração principalmente a qualidade da água captada e o seu uso desejado.

Quando falamos em tratamento de água para consumo humano, como o realizado em projeto de loteamentos e condomínios de lotes, por exemplo, o processo consiste em remover partículas, matéria orgânica, microrganismos e outras substâncias possivelmente danosas à saúde, tornando-a adequada ao definido na Portaria de Consolidação nº 05/17 MS.

O tratamento deve ainda atender a padrões organolépticos para que a água não seja rejeitada pelos seus consumidores.

Já quando projetamos uma estação de tratamento de água para utilização em processos produtivos de indústrias, é fundamental que suas características sejam adequadas aos processos industriais e, para isso, podem ser necessários sistemas de tratamento que alterem as propriedades físicas, químicas e biológicas da água.

O projeto de uma estação de tratamento de água com tratamento convencional é composto na maioria dos casos por processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

Contudo, diversos tipos de processos podem ser aplicados e podem variar de acordo com as características da água, facilidade operacional, investimento para sua execução, manutenção e padrão de qualidade final necessário.

Por que elaborar um projeto de estação de tratamento de água?

Para loteamentos e condomínios de lotes, a elaboração de um projeto de estação de tratamento de água é obrigatória quando não há a possibilidade de conexão da rede distribuidora à rede municipal.

Nesses casos, o próprio empreendimento passa a exercer a função de uma concessionária local, que deverá fornecer água em quantidade e qualidade suficientes para a população.

Na indústria, esse processo também é obrigatório caso não haja conexão com a rede municipal, apesar deste caso ser muito mais incomum do que para loteamentos.

Geralmente, o tratamento da água para indústrias está mais associado aos benefícios que isso pode trazer, como:

  • Adequação da água para consumo humano, prevenindo doenças e problemas nas tubulações e nos processos produtivos
  • Regularização do empreendimento perante a legislação, evitando multas e embargos, cumprindo a responsabilidade ambiental da empresa
  • Diminuição na conta de água, quando possível a reutilização do efluente tratado no processo produtivo
  • Aproveitamento de subprodutos da estação de tratamento, quando estudos mostrarem sua viabilidade
  • Melhoria na imagem e possibilidade de realização de marketing verde pelas empresas.

Em quais casos devo contratar um projeto de uma estação de tratamento de água?

O tratamento de água deve ser realizado sempre que for necessária a adequação da qualidade da água captada ao padrão de qualidade requerido pelo uso final.

Existem, ainda, outros usos como lavagem de pisos e equipamentos, bacias sanitárias, rega de jardim e processos produtivos que possuam padrões de qualidade diferentes dos estabelecidos para o consumo humano, sendo necessário, portanto, uma avaliação técnica da qualidade da água a ser captada, da vazão necessária e da qualidade final desejada para que se possa realizar o projeto do sistema de tratamento.

Qual o papel do Engenheiro Ambiental e Sanitarista nos tratamentos de água?

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista é o profissional capacitado para realizar o estudo dos aspectos ambientais de uma atividade ou empreendimento e suas interações com o meio ambiente.

Desta forma, é responsável pela elaboração do projeto de dimensionamento de uma estação ou sistema de tratamento de água, desde a escolha das alternativas de tratamento visando a melhor eficiência do sistema até a escolha dos equipamentos a serem utilizados, atrelado com o custo de implantação e operação mais viável para determinado empreendimento ou atividade.

Por fim, cabe a esse profissional propor e implementar soluções individuais e coletivas para todo o tipo de tratamento, seja para água potável, efluente sanitário, efluente industrial e águas de reuso.

Que tal ver outros projetos de estações de tratamento de água elaborados pela Cimo?

CIMO - Engenharia e Soluções Ambientais

A Cimo é uma empresa de engenharia e soluções ambientais que presta serviços de consultoria ambiental Belo Horizonte, Juiz de Fora e região.

Desenvolvemos soluções personalizadas, economicamente viáveis e sustentáveis em diversos serviços, como licenciamento ambiental, tratamento de efluentes, reflorestamento e perícias ambientais.

Faça seu Tratamento de Água e Efluentes com especialistas. Entre em contato e converse com profissionais experientes e de confiança.