Rede de abastecimento de água para loteamentos residenciais e industriais

O projeto de estação de tratamento de água é um dos serviços básicos que compõe o saneamento básico prestado pela Cimo.

Diante da demanda cada vez maior pelos recursos hídricos e da grande importância destes para a manutenção e desenvolvimento das atividades humanas, há uma necessidade de novas tecnologias e profissionais mais qualificados para atuar com o tratamento de água potável.

Uma estação de tratamento de água consiste em um conjunto de processos físicos e químicos para sua adequação ao consumo humano, industrial, e a qualquer outro fim desejado.

rede-de-água

Como funciona uma rede de abastecimento água para loteamentos residenciais, condomínios e distritos industriais

Um sistema de abastecimento de água para loteamentos, condomínios ou outra atividade de parcelamento do solo é composto por uma série de elementos que realizam a adução (bombeamento) da água do seu ponto de captação até o reservatório – se necessário, para então ocorrer a distribuição de água para o consumo.

 

Esse projeto deve seguir uma série de normas técnicas, definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e estar de acordo com as normas da concessionária local de abastecimento de água, a qual muitas vezes assumirá a manutenção do sistema.

 

Quando elaboramos sistemas de abastecimento de água para loteamentos ou outros parcelamentos de solo que possuem a possibilidade de interligação com a rede municipal, deve-se primeiro, consultar a viabilidade de sua implantação junto a concessionária local, depois desenvolve-se o projeto, e por fim, há sua execução.

 

Em locais não atendidos por água tratada do município, a atenção deve ser dobrada. Nesses casos, inicialmente, deve ser realizado um estudo de concepção do projeto, analisando os melhores pontos de captação, sua adução, tratamento e distribuição.

Loteamentos, condomínios e distritos industriais devem realizar um projeto de abastecimento de água potável? E quais suas vantagens?

Qualquer empreendimento de parcelamento do solo, seja loteamentos condomínios de lotes ou distritos industriais, como qualquer outro que necessite realizar o transporte e abastecimento de água, incluindo aqueles realizados pela administração pública, são obrigados a realizar a aprovar um projeto de abastecimento de água.

Essa obrigatoriedade é trazida pela lei geral de parcelamento dos solos, Lei 6.766 de 1979, e consta como projeto obrigatório para um parcelamento de solo regular. Algumas vantagens para sua realização são:

  • Aprovação do empreendimento perante a municipalidade garantindo a possibilidade de execução do empreendimento;
  • Emissão de licença ambiental para instalação do empreendimento;
  • Atração de investimentos e valorização imobiliária;
  • Garantia de segurança hídrica durante o ano inteiro; 
  • Proteção das tubulações e diminuição do risco de rompimentos e avarias;
  • Garantia de pressões mínimas e máximas na rede;
  • Otimização do custo-benefício no momento da execução;
  • Responsabilidade técnica sobre o projeto elaborado.

Em quais casos deve ser realizado um projeto de Estação de Tratamento de Água para loteamentos e outras atividades de parcelamento do solo?

O tratamento de água deve ser realizado sempre que for necessária a adequação da qualidade da água captada ao padrão de qualidade requerido pelo uso final e sempre que a captação for de fontes alternativas, como poços e nascentes.

As empresas de fornecimento de água nos municípios realizam o tratamento visando o fornecimento para consumo humano e devendo adequar aos padrões definidos pela legislação vigente

Ou seja, quando não houver possibilidade de ligação com a rede municipal de abastecimento de água, deve ser realizado um projeto de estação de tratamento de água para loteamento e sua instalação como responsabilidade do loteador, doando-a para o município, que ficará responsável pela sua manutenção e operação.

Nos casos de condomínio de lotes, a ETA continua pertencendo ao condomínio, que já estruturado, assume as atividades e obrigações de uma concessionária de água, devendo fornecer água de qualidade aos condôminos.

Existem, ainda, outros usos como lavagem de pisos e equipamentos, bacias sanitárias, rega de jardim e processos produtivos que possuam padrões de qualidade diferentes dos estabelecidos para o consumo humano.

Assim, é necessária uma avaliação técnica da qualidade da água a ser captada, da vazão necessária e da qualidade final desejada para que se possa realizar o projeto do sistema de tratamento.

Para saber mais sobre nosso serviço de tratamento de água, clique aqui.

Qual o papel do Engenheiro Sanitarista nos sistemas de distribuição de água para atividades de parcelamento do solo?

Engenheiro Sanitarista é o profissional capacitado para realizar o estudo de concepção, adução, recalque, tratamento e distribuição de água. 

Ele é responsável pela concepção do projeto e dimensionamento das tubulações e equipamentos componentes das redes de abastecimento de água de loteamentos, condomínios e distritos industriais, necessários para a garantir a distribuição de água nos empreendimentos.

Por fim, cabe a esse profissional propor e implementar soluções individuais e coletivas para todo o sistema analisando para cada caso, a alternativa que apresente melhor custo-benefício para o empreendedor.

Que tal ver outros projetos de rede de abastecimento de água para loteamentos e condomínios elaborados pela Cimo?

CIMO - Engenharia e Soluções Ambientais

A Cimo é uma empresa de engenharia e soluções ambientais que presta serviços de consultoria ambiental Belo Horizonte, Juiz de Fora e região.

Desenvolvemos soluções personalizadas, economicamente viáveis e sustentáveis em diversos serviços, como licenciamento ambiental, tratamento de efluentes, reflorestamento e perícias ambientais.

Faça seu Tratamento de Água e Efluentes com especialistas. Entre em contato e converse com profissionais experientes e de confiança.