Sustentabilidade, Economia e o Novo Normal
Veja 5 dicas para um empreendimento mais consciente na pós-pandemia
A Pandemia da COVID-19 pegou todos de surpresa, talvez como a maior crise sanitária do século, e também, a econômica. Quase todos os setores sentiram o impacto econômico gerado pela crise, que trouxe desemprego e perdas inestimáveis de vidas humanas.
Apesar do impacto negativo gerado, uma coisa é certa: as pessoas (leia aqui, seus consumidores) estão cada vez mais conscientes e exigentes com as empresas das quais consomem.
As empresas com práticas conscientes e proposito definidos cada vez mais se sobressaem, e a relação delas com o meio ambiente, está totalmente envolvida nesse processo.
Diante deste novo cenário econômico, mais exigente e consciente, a Cimo Ambiental trouxe aqui cinco boas práticas para garantir que sua empresa trabalhe dentro da lei e tenha sucesso na relação com o novo normal.
1. Esteja em dia com suas responsabilidades ambientais
A responsabilidade ambiental do empreendimento é definida em Lei. As empresas que não se regularizam perante o órgão ambiental não cumprem sua responsabilidade ambiental (e também social) além de ter o risco de multas e embargos.
Por isso, o primeiro passo é regularizar seu empreendimento através das licenças e autorizações ambientais, mitigar os impactos negativos na água, no ar e no solo com o tratamento de seus efluentes (líquidos e gasosos), gerenciamento de seu resíduo e demais insumos naturais que seu processo utiliza.
2. Reduza (ou elimine) a utilização do papel
Apesar dessa dica ser antiga, muitas empresas ainda insistem no uso do papel, principalmente em negócios de ramos mais tradicionais.
Que tal inovar e disponibilizar aos seus clientes os documentos de forma digital? Além da economia no bolso, o meio ambiente (e seus clientes) agradecem.
3. Reduza o consumo de água
Desde práticas a equipamentos de redução de desperdícios, a utilização racional da água é pauta obrigatória em toda empresa. Menos água, significa também, menos efluente lançado para tratamento.
Técnicas de produção mais limpa (P+L) podem te ajudar nesse processo.
4. Divulgue seus resultados
Muitas pessoas podem olhar a divulgação dos resultados e projetos ambientais como uma espécie de “oportunismo”, insinuando que não é mais do que a obrigação das empresas, contudo, a divulgação do resultado, tanto internamente quanto externamente a empresa, é uma prática normal e que deve ser estimulada.
O marketing verde, além de trazer uma melhor imagem da empresa, ajuda a motivar os colaboradores envolvidos no processo, e entender a participação deles no todo.
5. Busque certificações
As certificações são ferramentas importante de gestão da sua empresa.
Além de gerar credibilidade (e, mais uma vez, o marketing verde) o processo de certificação norteia a empresa a adotar práticas mais sustentáveis e melhorar seus processos. Outra vantagem é que, com as auditorias de preparação, o gestor terá a oportunidade de entender seus processos e identificar desperdícios.
Gostou das nossas dicas? Se quiser se destacar no novo mercado, entre em contato com a Cimo que te ajudamos a ser mais sustentável!