Empresas de diversos segmentos e portes têm se mostrado mais conscientes sobre o

e o impacto que suas atividades podem causar

Nos últimos meses, nós brasileiros, temos presenciado diversos tipos de desastres causados por má gestão ambiental e até mesmo por falta de informação, como: queimadas na Amazônia, rompimento de barragens em Brumadinho e derramamento de óleo nas praias nordestinas.

Desastres como esses são de grande escala e geram um impacto ambiental, social e econômico negativo enorme em todo o país. Mas existem outros pequenos desastres acontecendo diariamente em empresas menores, que podem causar prejuízos para o meio ambiente, principalmente em longo prazo.

Conforme dito acima, diversas empresas têm prestado mais atenção a suas atividades diárias e como podem tornar a rotina mais sustentável. A valorização e preservação da natureza são atitudes que mudam positivamente a maneira como os consumidores enxergam e se relacionam com determinada marca. A consultoria ambiental é um serviço que pode ajudar companhias a se tornarem mais sustentáveis e “amigas” da natureza.

Leia: 04 práticas sustentáveis para PMEs 

Indicamos acima um texto que postamos aqui em nosso site, sobre algumas práticas simples, que podem ajudar no dia-a-dia mais sustentável em sua empresa. Uma delas é:

 

RESPEITE AS LEIS AMBIENTAIS

As leis ambientais existem e precisam ser cumpridas, por todos. Dessa forma, é fundamental que você, enquanto gestor, empresário ou empreendedor, conheça a fundo a lei, como ela funciona, bem como quais são suas obrigações enquanto profissional, para não ferir qualquer uma de suas normas.

Podem ser considerados crimes ambientais quaisquer ações que causem poluição ou danos ao meio ambiente. Em casos mais graves podem acarretar a penas previstas pela Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que poderão chegar à detenção de 1 a 6 meses.

Já empresas que respeitam as leis ambientais e possuem o licenciamento ambiental em dia, possuem melhor reputação com os stakeholders (partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa). É comum também ocorrem melhorias no processo produtivo, como: redução no consumo de recursos, redução de desperdício e aproveitamento de subprodutos. Dessa forma, alinhando e otimizando o processo, a empresa só tende a crescer e alcançar novos patamares.

Leia também: O impacto da gestão ambiental para a sociedade